domingo, 10 de maio de 2009

Caminho das Índias: Brasil vs Índia, novela e realidade


Post de Sérgio Arruda

A Rede Globo transmite diariamente para todo Brasil a telenovela, Caminho das Índias, escrita por Glória Perez. São os protagonistas mais destacados; Juliana Paes, Rodrigo Lombardi e Marcio Garcia entre outros.


A autora faz uma comparação entre as duas culturas, através de uma trama de romances, bem típico das telenovelas com tramas de amor e traição, casamentos arranjados por dinheiro etc..Com ela, Gloria vai mostrando também as realidades e os costumes dos dois países.


Criticas são varias, mas sem entrar nessa discussão. O rio Ganges é na realidade muito mais poluído e feio do que as cenas mostradas e também a Índia não fala português etc.


Mas a Globo traz a qualidade da produção e o delírio das cores, que vão deixando o púbico brasileiro pelo menos uma hora diariamente assistindo TV.


A Índia está também na nossa história. Quem já não leu que Cabral estava a caminho das Índias quando chegou ao Brasil. Dai se conclui que a Índia já era um país importante quando o Brasil nascia. A Índia era mesmo um país com muita diversidade religiosa cultural e produtora de especiarias. Depois foi colonizada pelos ingleses, só conseguindo sua independência pacífica em 1947.


Mahatma Gandhi, foi o mentor e herói da independência indiana. Para quem está em Salvador tem a oportunidade de ver o Gandhi pelas ruas (bloco Os filhos de Gandhi) desfilando no carnaval.


Hoje o Brasil divide com a Índia, China e Rússia a sigla BRIC. Juntos esses países, em desenvolvimento, perfazem mais de 40% do PIB mundial e crescem mais do que a média. Tiremos a China, e vamos ver quem é quem comparando Brasil e Índia. Isso não dá novela só tabela (acima).


Veja outros dados de produção Cientifica comparada em Gráficos entre paises do BRIC


Em conclusão:

Os dados mostrados são gerais e revelam que Índia e Brasil tem semelhanças, mas as diferenças são também grandes. Destaca-se a diferença populacional da Índia, quase 10 vezes maior que a do Brasil. A renda per capita é muito maior no Brasil, assim como os parâmetros e investimento em saúde são melhores por aqui.


A participação do Brasil no total de publicações é menor, mas temos mais publicações em imunologia, medicina e neurociências e perdemos em engenharia, ciências de materiais e geociências (dados na Sciencewatch). Vale também ler a trabalho de Jorge Guimarães, que compara a produção cientifica entre vários paises. Pelos dados, o Brasil era o 27o em 1981 e passou 18o em 2001, nesse período a Índia perdeu posições. Os dados mais recentes referentes as publicações cientificas brasileiras foram divulgadas pelo MEC e revelam que o Brasil em 2008 passou a ser 13o país em publicações cientificas.

Caminho das Índias é apenas uma telenovela temática que mostra os dois paises. Mas qual é o caminho da Índia e do Brasil para superar as dificuldades econômicas. Esse mesmo caminho talvez, pelo menos já estamos no bloco BRIC e ao largo do “break” da economia mundial.


Nota: Esses dados foram postados apenas para discussão em blog. Para citação cientifica devem ser consultadas as referências abaixo.


Fontes consultadas

http://www.who.int/en/

a1) http://www.who.int/countries/bra/en/

a2) http://www.who.int/countries/ind/en/


www.sciencewatch.com


b1) http://sciencewatch.com/dr/sci/09/may3-09_2/

b2) http://sciencewatch.com/dr/sci/09/apr5-09_2/


www.oecd.org


c1) http://stats.oecd.org/wbos/viewhtml.aspx?queryname=18185&querytype=view&lang=en

c2) http://stats.oecd.org/wbos/viewhtml.aspx?queryname=18185&querytype=view&lang=en


Nenhum comentário:

Postar um comentário