quarta-feira, 27 de maio de 2009

França e Brasil no futebol

Post de Sérgio Arruda.

O ano de 2009 é o Ano da França no Brasil. Uma série de eventos estão sendo e ainda serão realizados em várias cidades brasileiras durante este ano. Ninguém pode negar a influência da cultura francesa no mundo, em especial, também no Brasil.

Os eventos do Ano da França no Brasil tem por objetivo mostrar a cooperação da França com Brasil através de eventos culturais e científicos.

Nessa programação não se incluiu futebol.

Pensando nessa falha do programa, aproveito esse Blog para rever um vídeo da Copa do Mundo de 1958. Para aqueles que gostam de futebol será uma oportunidade de ver um grande momento do futebol brasileiro.

Em 1958, a equipe brasileira era a melhor, (1958 é considerado o ano do grande início do futebol brasileiro). Detalhe, a equipe da época já tinha Pelé e Zagalo e pode ser comparada ao grande time de 1970 (tri campeão do mundo). A seleção de 58, era formada por: Gilmar (goleiro); De Sordi, Bellini, Nilton Santos e Orlando de zagueiros; Zito e Didi no meio-campo e Garrincha, Vavá, Pelé e Zagalo no ataque.

Veja alguns dados sobre aquela copa: 16 países participantes, um total de 35 jogos com 126 gols (3,6 de média) e uma média de público de 24.880 pessoas por jogo.

Em confrontos futebolísticos entre Brasil e França em copas do mundo, o Brasil não tem se saído bem.

Quem não se lembra da final de 1998, quando a França derrotou o Brasil.

Mas voltemos a 1958. Atenção ao ouvir a transmissão: Cupe du Monde é copa do mundo!!

Just Fontaine foi o goleador daquela copa com 13 gols e na final contra o Brasil marcou os dois gols da França.

Antes do início do jogo, os franceses estavam muito confiantes. Tinham o melhor ataque e contavam com Fontaine goleador. Se referiam ao Brasil somente como o time de melhor defesa. Veja o que aconteceu:



Nenhum comentário:

Postar um comentário