quarta-feira, 27 de maio de 2009

Wolfran alpha, nova ferramenta de busca na internet

Post de Diego Santos

Foi lançada neste mês (15/05) uma nova ferramenta de busca, que segundo o seu criador Stephen Wolfram será um marco importante do século 21!


Esta nova ferramenta de busca se chama Wolfram Alpha, e funciona de modo bastante distinto do Google, já que não faz busca por sites, mas sim por informações. Ou seja, quando pergunto qual a taxa de câncer de mama no Brasil, ele responde com o número de mortes por ano, a taxa de mortalidade, entre outras informações importantes.


Caso queira saber como anda as ações das empresas, basta digitar o nome da empresa e em poucos segundos terá um panorama completo sobre a situação financeira desta.


O sistema possibilita fazer busca por tópicos como: matemática, estatística, tempo, genômica, biologia molecular... Em relação à área de biologia molecular, é possível ver a seqüência de aminoácidos da proteína, peso molecular e estrutura. No caso de digitar uma seqüência de nucleotídeos, o Wolfram Alpha informa sobre sua seqüência de aminoácidos e o local nos cromossomas humanos onde podem existir está seqüência.


Wolfram Alpha não veio para competir com o Google, e nem poderia, pois o Google detém 63% do mercado mundial de buscas, possui mais de 20.000 empregados e 18 bilhões de dólares em caixa, e se for o caso, o Google pode criar seu próprio Alpha.


Confesso que ainda estou aprendendo a manusear o Wolfram Alpha, mas estou gostando. Em algumas buscas não obtive sucesso, ou as informações eram precárias. Entretanto, com o passar do tempo, conforme mais informações forem incluídas o programa tende a melhorar.



Fontes:


Revista Newsweek, 25 de Maio de 2009.


http://www81.wolframalpha.com/about.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário