terça-feira, 9 de agosto de 2011

Differential Expression of Chemokine and Matrix Remodelling Genes

Post de Marcia Weber Carneiro (LIP-CPqGM/FIOCRUZ)


A



ResearchBlogging.orgEsquistossomose depende de mecanismos moleculares e celulares da resposta imune do hospedeiro para seu desfecho clínico. Neste trabalho, os autores investigaram a contribuição de variações na expressão gênica do hospedeiro na patologia hepática observada em duas linhagens de camundongos: uma mais susceptível, a CBA, e outra mais resistente, a BALB/c, após infecção com S. japonicum.

Para isso, eles avaliaram todo o genoma através da técnica de microarranjos e, em paralelo, realizaram análises histopatológicas e de imunohistoquimica para definir e comparar o perfil da expressão gênica hepática e a composição celular associadas com a hepatologia observada nos animais infectados.

Primeiramente, eles observaram que não houve diferença na carga parasitária e na quantidade de ovos durante todos os tempos avaliados, entre as linhagens. Porém, eles encontraram um maior aglomerado de ovos (na semana 7 p.i.), de granulomas e de fibrose hepática na linhagem CBA. A formação de granuloma no fígado do camundongo é uma manisfestaçãp característica da doença crônica e é controlada por sinalização celular. Eles demonstraram que o perfil de expressão gênica difere substancialmente entre as linhagens de animais.

Eles identificaram genes específicos que se correlacionam com a gravidade da doença, em camundongos CBA, e genes que conferem uma doença mais branda, na linhagem BALB/c. No BALB/c, a expressão de genes expressos por neutrófilos aumentou muito, o que coincidiu com o acúmulo destas células nos granulomas observados em tecidos hepáticos. Por outro lado, a expressão aumentada da quimiocina CCL24 em camundongos CBA, foi responsável pelo aumento no número de eosinófilos nos granulomas hepáticos. Ainda, houve expressão negativa nestes animais de genes envolvidos em processos metabólicos, o que reflete a maior gravidade dos danos causados ao fígado nesta linhagem. Genes pro-fibróticos apresentaram expressão similar em ambas as linhagens, assim como genes associadas à resposta Th1 e Th2, demonstrando que outros fatores seriam responsáveis pela diferença na gravidade da doença. Assim, o desequilíbrio na expressão de metaloproteinases de matriz e de inibidores de metaloproteinases de tecido, pode estar contribuindo para este efeito.

De modo geral, estes resultados demonstram uma idéia geral dos mecanismos moleculares e celulares que governam o desfecho da esquistossomose. Este estudo fornece aspectos chaves na doença crônica que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento tanto da forma mais branda, quanto da mais severa. Estes dados fornecem também uma base para identificação de novas moléculas candidatas para o desenvolvimento de novas terapias ou vacinas.




Perry, C., Burke, M., Stenzel, D., McManus, D., Ramm, G., & Gobert, G. (2011). Differential Expression of Chemokine and Matrix Re-Modelling Genes Is Associated with Contrasting Schistosome-Induced Hepatopathology in Murine Models PLoS Neglected Tropical Diseases, 5 (6) DOI: 10.1371/journal.pntd.0001178

Nenhum comentário:

Postar um comentário