sábado, 13 de agosto de 2011

Experimento Global sobre a Qualidade da Água



O folder anexo contém descrições da atividade ”pH do Planeta”, que é parte do Experimento Global que será realizado em todo o mundo durante o Ano Internacional da Química - AIQ 2011. Integra uma série de atividades e eventos propostos pela UNESCO e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) para o AIQ 2011. No Brasil, as atividades estão sendo coordenadas e estimuladas pelas entidades representativas da química brasileira e apoiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo MEC e outros órgãos de governo, por universidades e instituições de pesquisa e por várias FAPs e secretarias estaduais e municipais, dentro do lema: QUÍMICA PARA UM MUNDO MELHOR.
Este experimento faz parte de um conjunto de ideias e ações destinadas à melhoria da educação e da pesquisa em química (e em ciências) no país e é uma maneira de se contribuir para uma conscientização coletiva sobre importância da qualidade da água e para a preservação do planeta Terra.
Nesta atividade, os alunos irão coletar, auxiliados pelo professor, uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local. Eles irão medir o pH da amostra, através da utilização de soluções indicadoras coloridas. Os valores médios provenientes dos resultados da turma deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experiment Database), juntamente com informações sobre a amostra e a escola participante, através de um portal nacional de recebimento dos dados (portal QNInt da Sociedade Brasileira de Química aqui).
A SBQ e o MCT&I estão produzindo 25.000 kits deste experimento para as escolas públicas do país (especialmente para o ensino médio e para os últimos anos do ensino fundamental). A proposta é que o experimento seja realizado intensamente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 17 a 23 de outubro (mais informações aqui), e também ao longo de todo o ano. Em São Paulo e Bahia, órgãos educacionais e instituições locais também estão produzindo kits para as escolas.
Solicito o favor de divulgarem o folder anexo (aqui para baixar o pdf) e o sites respectivos e de nos ajudarem a estimular a realização deste experimento planetário em pelo menos 1000 municípios brasileiros em 2011.
Obrigado e um abraço
Ildeu de Castro Moreira
Diretor - DEPDI/SECIS/MCT&I
Coordenador da Semana Nacional de CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário