quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Preexisting helminth infection induces inhibition of innate pulmonary anti-tuberculosis defense by engaging the IL-4 receptor pathway.

Post de Kiyoshi Ferreira Fukutani (LIP/CPqGM-FIOCRUZ)

ResearchBlogging.orgO artigo de Potian e colaboradores “Pre-existing helminth infection induces inhibition of innate pulmonary anti-tuberculosis defense by engaging the IL-4 receptor pathway", publicado em agosto de 2011, no Journal of Experimental Medicine, mostra de forma elegante a influência do Receptor da IL-4 no aumento da carga bacteriana (Mtb) em camundongos BALB/c infectados previamente com o helminto Nippostrongylos brasiliensis. Os autores utilizam este verme por apresentar um ciclo pulmonar (larvas L3 a L4), por aumentar a expressão de moléculas da resposta Th2. Assim, os autores exploram a cooinfecção entre vermes e outros patógenos, o que é um evento comum na população mundial.

A característica mais pontuadas na dicotomia Th1 e Th2 é a expressão de moléculas estimuladoras ou inibidoras. No caso da resposta do tipo Th1, as moléculas mais conhecidas são o IFN-g e o IL-12, ambas estimuladoras da ativação de macrófagos. As moléculas do Tipo Th2, IL-4, IL-5 e IL-13 apresentam um efeito desativador do macrófago.

Os autores mostraram que a co-infecção por helminto promove o aumento da carga do Mtb devido a um elevado pico inicial de IL-4 .Em experimentos posteriores, utilizando os marcadores de macrófagos do tipo M1 (NOS2 e IRG-47) e M2 (Arg-1e Fizz-1), os autores mostram que nos animais co-infectados, a população de macrófagos M2 está aumentada em comparação ao grupo sem a co-infecção. Os autores mostram também que não há diferença na população de macrófagos M1, podendo o IFN-g diminuir a carga bacteriana nos animais co-infectados. Por fim, os autores demonstram que a transferência adotiva de macrófagos WT para animais deficientes no receptor de IL-4 aumentou a carga bacteriana. Assim, a via do receptor de IL-4 aumenta a susceptibilidade em animais co-infectados por MTb e vermes. A resposta Th2 pode contribuir com a persistência de MTb no pulmão, por meio da ativação alternativa de macrófagos.

Em relação aos macrófagos, o artigo do Prof. George dos Reis “Macrophages and neutrophils cooperate in immune responses to Leishmania infection” discute, no modelo da Leishmania, os diferentes tipos de macrófagos (M1, M2a e M2b) e contexto da resposta a infecção (M1 à protetor, M2a à regulador/reparo e M2b à permissivo).



Potian JA, Rafi W, Bhatt K, McBride A, Gause WC, & Salgame P (2011). Preexisting helminth infection induces inhibition of innate pulmonary anti-tuberculosis defense by engaging the IL-4 receptor pathway. The Journal of experimental medicine, 208 (9), 1863-74 PMID: 21825018

Nenhum comentário:

Postar um comentário