quinta-feira, 22 de setembro de 2011

miR-29, um microRNA envolvido na regulação da produção de interferon-gama em múltiplos níveis

ResearchBlogging.org


Post de Theolis Bessa

Os microRNAs (miRNAs) já foram tema de discussão aqui no blog. Consistem de pequenas moléculas repressoras pós-transcricionais, de RNA de fita simples, derivadas de precursores em conformação de grampo (hairpin), que se ligam à região 3’ não traduzida (UTR) da molécula de RNA mensageiro alvo, direcionando-a para degradação. Cada miRNA pode regular a tradução de até centenas de moléculas diferentes. Têm-se acumulado os trabalhos que demonstram a participação de miRNAs na regulação das respostas imunes (Fig. 1) [1].


Fonte: T.-Y. Ha, Immune Netw 11 (2011) 11-41.



O miR-29 não é um dos miRNAs mais estudados, mas dois artigos recentes chamaram a atenção para a sua importância na regulação da resposta imune adaptativa contra patógenos intracelulares através da modulação da expressão do IFN-γ [2,3]. Enquanto que o grupo de Steiner e colaboradores [2] demonstrou a capacidade de miR-29 de interagir com o mRNA de fatores de transcrição envolvidos na regulação da expressão do gene para IFN-γ (Eomes e T-bet), Ma e colaboradores [3] demonstraram a capacidade de ligação deste miRNA diretamente à molécula de mRNA para o IFN-γ, o que sugere a ação de miR-29 em múltiplos pontos para a regulação da expressão desta citocina. Este último grupo demonstrou a importância desta regulação na infecção por duas bactérias intracelulares: Listeria monocytogenes e Mycobacterium bovis BCG. A inibição da ação de miR-29 promoveu a resistência a ambas as infecções em camundongos transgênicos para a expressão de um RNA “esponja” competidor específico para os alvos de miR-29.

Os achados descritos mostram não apenas os avanços na compreensão da função e mecanismos de ação de microRNAs, mas também reforçam o potencial de desenvolvimento de novas drogas utilizando estas moléculas como alvos terapêuticos.


Referências:


[1]   T.-Y. Ha, Immune Netw 11 (2011) 11-41.


[2]Steiner, D., Thomas, M., Hu, J., Yang, Z., Babiarz, J., Allen, C., Matloubian, M., Blelloch, R., & Ansel, K. (2011). MicroRNA-29 Regulates T-Box Transcription Factors and Interferon-γ Production in Helper T Cells Immunity, 35 (2), 169-181 DOI: 10.1016/j.immuni.2011.07.009.


[3] Ma, F., Xu, S., Liu, X., Zhang, Q., Xu, X., Liu, M., Hua, M., Li, N., Yao, H., & Cao, X. (2011). The microRNA miR-29 controls innate and adaptive immune responses to intracellular bacterial infection by targeting interferon-γ Nature Immunology, 12 (9), 861-869 DOI: 10.1038/ni.2073

Nenhum comentário:

Postar um comentário