quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Existe auto-plágio?


Recentemente o Dr. Robert Barbato do E. Philip Saunders College of Business at Rochester Institute of Technology (RIT) foi acusado de copiar ….. os seus próprios textos. Com a facilidade de copiar e colar, fica muito fácil reutilizar os próprios textos. Você considera isto uma fraude ou má-conduta científica, se os textos são seus?
O post When is self-plagiarism ok?, no The Scientist, discute a situação a partir do caso acima.
Para muitos, copiar partes do seu próprio texto (logicamente não os dados e figuras) é uma prática aceitável. O problema que o post mostra é que isto não é aceito por todos. Tem havido retirada de artigos (retraction) por algumas revistas com base na reutilização de textos próprios. Algumas revistas aceitam apenas em algumas seções, como a metodologia.
A verdade é que precisamos ficar atentos! Um método utilizado em várias publicações pode acabar sendo a parte mais difícil e de maior exigência criativa para promover alterações. Se for impossível evitar a auto-cópia, cheque a política da revista.
Para os curiosos sobre o caso de Robert Barbato:
“In Barbato's case, the institutional committee formed to review the case unanimously decided to dismiss it. While the authors had reused some text in the introduction and methodology sections in two papers they had submitted simultaneously on gender differences in entrepreneurial business endeavors, the data were different and the papers reached vastly different conclusions. "Nobody saw anything wrong with this really," recalled Patrick Scanlon of RIT's department of communication, who served on the committee.”
É a primeira vez que tratamos de auto-plágio no Totum, mas sobre plágio já discutimos: Plágio na era do cortar e colar e Pesquisadores da USP denunciados por fraude.
Ilustração: de D. Parkins.

2 comentários:

  1. O auto-plágio tem conseqüências éticas quando:
    1- a parte auto-copiada significa duplicação substancial de algo que já se encontra em outra publicação,fazendo assim uso indevido do precioso espaço nas revistas científica com algo já dito, lido e sabido. Abuso das revistas e dos leitores.
    2-o limite entre auto-plágio e duplicidade de publicação é impreciso.
    3-além disso, o auto-plágio pode revelar pobreza de inspiração ou preguiça, coisas que nenhum presquisador sério gostaria de ser identificado como tal.

    ResponderExcluir
  2. http://master.fclar.unesp.br/#587,1594

    http://farm9.staticflickr.com/8009/7496860812_6238afb134_b.jpg
    http://farm9.staticflickr.com/8002/7496862246_7477cebb90_b.jpg

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332001000100008&lng=pt&nrm=iso
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000100004&lng=pt&nrm=iso

    http://www.scielo.br/pdf/cpa/n16/n16a08.pdf
    http://www.scielo.br/pdf/icse/v5n8/04.pdf

    ResponderExcluir