quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Visões da Jovem Academia

Na semana passada, tive a oportunidade de participar de um evento na Academia Brasileira de Ciências intitulado: Ciência, Tecnologia e Inovação - Visões da Jovem Academia. O evento foi organizado pela ABC para promover a interação entre os acadêmicos afiliados*** e para ouvir a opinião destes a respeito de diversos temas, tais como os critérios de avaliação acadêmica, educação e divulgação científica, inovação, gestão e assimetrias regionais. Desta maneira, foram realizadas mesas com a participação de acadêmicos afiliados e titulares, os quais fizeram breves apresentações sobre os temas. Em seguida, os demais participantes tiveram a oportunidade de manifestar suas opiniões. O resultado das discussões será apresentado sob a forma de um documento.

Sobre tudo o que foi apresentado, gostaria de destacar os seguintes assuntos: as ferramentas de tecnologia da informação e a promoção do ensino em comunidades ribeirinhas da Amazônia, a inovação na universidade e os casos de sucesso de empresas criadas na UFRGS e na UFAM, a possibilidade de captação de recursos do tipo Venture Capital (Capital de risco) para start ups em biotecnologia e tecnologia verde e a gestão de projetos e o caso da FAPESP. Estes casos de sucesso, ao meu ver, nos mostram que o cientista pode deve sim se envolver com alguns destes aspectos. Sobretudo, o evento permitiu uma boa interação entre cientistas de diversas regiões do país, com experiências parecidas mas com opiniões, às vezes, bastante díspares.


***Há cinco anos, em 2007, a Academia Brasileira de Ciências criou uma nova categoria de Membro: os Afiliados. Desde então, cada vice-presidência regional da ABC elege, a cada ano, até cinco pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, para que se tornem Membros Afiliados por cinco anos. Hoje em número de 112, esses jovens brilhantes cientistas de todas as regiões do país deram nova vida à Academia. Todos atuam em áreas de fronteira e têm demonstrado, por seus trabalhos, um grande potencial científico.

2 comentários:

  1. Obrigada por ter divulgado nosso evento! Esperamos que você tenha gostado. Estamos colocando o link do seu blog no Facebook e no Twitter da Academia Brasileira de Ciências.

    Obs: Trabalho na Assessoria de Comunicação da ABC!

    ResponderExcluir
  2. Camila, Parabéns pelo post e por ser uma das jovens brilhantes acadêmicas dos novos membros da Academia Brasileira de Ciências. Acho que a nossa ABC com estas iniciativas esta cumprindo um papel importante para o desenvolvimento da ciencia brasileira

    ResponderExcluir