sábado, 30 de abril de 2011

A quimioprofilaxia por 36 meses com isoniazida é mais eficaz para o tratamento de adultos com coinfecção TB-HIV




Post de Márcio Oliveira

ResearchBlogging.org

A coinfecção tuberculose – vírus da imunodeficiência humana (TB-HIV) é uma condição associada a maior risco de morte e maior gravidade tanto da tuberculose como da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), cujo tratamento é dificultado pela interação medicamentosa entre drogas largamente utilizadas para o combate a cada um dos patógenos em separado. A descoberta de novas estratégias para auxiliar no combate à coinfecção TB-HIV é um dos objetivos principais dos programas de combate à tuberculose em todo o mundo.

O uso da quimioprofilaxia com isoniazida em pacientes com tuberculose latente (caracterizada por teste tuberculínico PPD reagente) possibilita relevante redução na incidência de TB, pelo que em 1999 a OMS recomendou o uso da isoniazida por 6 meses na dose de 300 mg/dia para os pacientes HIV positivos com reação ao PPD acima de 5 mm ou pacientes com PPD inferior a 5 mm que residam em regiões com prevalência de TB latente maior que 30%. Contudo, apesar dos inegáveis benefícios dessa metodologia, alguns autores demonstraram que o benefício dura em média 6-18 meses após a terapia, ressaltando a necessidade de novos estudos para definir se a extensão desta profilaxia seria favorável.

No estudo apresentado aqui, em publicação online no Lancet deste mês, os autores conduzem em Botswana (onde 17,6% da população maior que 18 anos de vida é de indivíduos HIV soropositivos e 66% dos novos casos diagnosticados com tuberculose apresentaram em 2009 sorologia reagente para HIV) um ensaio clínico, duplo cego, randomizado, placebo controlado com 2 braços, onde ambos grupos utilizaram isoniazida por 6 meses, sendo o grupo teste com 834 pacientes mantido com a medicação por 30 meses adicionais e o grupo controle, com 821 pacientes, mantido com placebo pelo mesmo período. Os resultados evidenciaram redução estatisticamente significante na incidência de TB no grupo que fez uso de isoniazida pelo período total de 36 meses, em especial no subgrupo com PPD maior que 5 mm que apresentou redução em 3 vezes no risco de desenvolver TB e na mortalidade. Entre os fatores confundidores, demonstrou-se que o uso de terapia antirretroviral também estava associado à redução na incidência de TB.

Contudo o estudo apresenta algumas limitações, já que, semelhante aos dados já demonstrados em pacientes HIV positivos, a taxa de cultura positiva para TB no estudo foi de apenas 61%.

Referência:

Samandari, T., Agizew, T., Nyirenda, S., Tedla, Z., Sibanda, T., Shang, N., Mosimaneotsile, B., Motsamai, O., Bozeman, L., Davis, M., Talbot, E., Moeti, T., Moffat, H., Kilmarx, P., Castro, K., & Wells, C. (2011). 6-month versus 36-month isoniazid preventive treatment for tuberculosis in adults with HIV infection in Botswana: a randomised, double-blind, placebo-controlled trial The Lancet DOI: 10.1016/S0140-6736(11)60204-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário