quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pós-graduando que ensina é melhor na pesquisa

Resumo do trabalho publicado na Science (aqui)

ABSTRACT

Science, technology, engineering, and mathematics (STEM) graduate students are often encouraged to maximize their engagement with supervised research and minimize teaching obligations. However, the process of teaching students engaged in inquiry provides practice in the application of important research skills. Using a performance rubric, we compared the quality of methodological skills demonstrated in written research proposals for two groups of early career graduate students (those with both teaching and research responsibilities and those with only research responsibilities) at the beginning and end of an academic year. After statistically controlling for preexisting differences between groups, students who both taught and conducted research demonstrate significantly greater improvement in their abilities to generate testable hypotheses and design valid experiments. These results indicate that teaching experience can contribute substantially to the improvement of essential research skills.

Divulgação de estudo feito nos EEUU está no Ciência Hoje on line (aqui).
"Alvo de discussão recorrente entre acadêmicos e estudantes, a dobradinha ensino/pesquisa foi o foco de artigo publicado recentemente na revista Science (19/8). Os autores do estudo, dos departamentos de educação de diversas universidades dos Estados Unidos, analisaram propostas de pesquisa de 95 alunos recém-integrados a cursos de pós-graduação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (campo de conhecimento agregado na sigla STEM, em inglês), em três estados daquele país. 
Alguns deles se dedicavam apenas à pesquisa. Outros se dividiam entre ela e as atividades em sala de aula – tanto em cursos de graduação quanto de ensino médio. A partir de diversos critérios e análises estatísticas, os autores avaliaram a qualidade dos projetos em dois momentos do ano letivo. A conclusão foi: “Estudantes que ensinavam e conduziam pesquisas demonstraram significativo amadurecimento em suas habilidades para gerar hipóteses e realizar experimentos”. 
O texto completo do artigo pode ser visto no site do CH (aqui)

2 comentários:

  1. Acho muito bom que estudos deste tipo sejam divulgados. Para mim, ensinar é tão desafiador e difícil quanto pensar em experimentos.

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  2. Muito bom este estudo. O pesquisador pode ser muito bom na bancada, ter muito conhecimento teórico, mas transferir esse conhecimento requer treinamento e didática que só a prática da sala de aula ensina.

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