segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Isaias Raw e Guilherme de Sousa Ribeiro recebem o Prêmio Bunge

Guilherme de Sousa Ribeiro foi agraciado com o Prêmio Bunge categoria juventude da área Saúde Pública / Medicina Preventiva, segundo anunciado no dia 30 de julho. O Prêmio Senior ficou com o Prof. Isaias Raw.
A premiação de Guilherme causa grande satisfação na FIOCRUZ-Bahia, onde desenvolveu o seu trabalho, com orientação dos Drs. Albert Ko e Mitermayer Reis.
Segundo o site da Fundação:
“O anúncio dos agraciados foi feito ... logo após a reunião do Grande Júri, colegiado formado por representantes de entidades científicas e reitores, realizada tradicionalmente no Tribunal de Justiça de São Paulo.  
O Prêmio Fundação Bunge foi criado há 55 anos para incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição. A categoria “Vida e Obra” reconhece o trabalho de um especialista, cuja carreira já está consolidada na área em que atua e os projetos realizados representam um patrimônio importante para o país. Já a categoria “Juventude” destaca um profissional de até 35 anos, cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área. “Nosso objetivo é reconhecer pessoas cujos trabalhos representem um avanço nas ciências”, destaca Ruy Altenfelder, curador do Prêmio Fundação Bunge. 
A cerimônia de premiação será realizada em outubro, na Sala São Paulo. Os agraciados receberão R$ 100 mil cada um (categoria Vida e Obra) e R$ 40 mil (categoria Juventude), além de diplomas e medalhas. No mesmo mês acontece um Seminário Internacional sobre os temas do prêmio deste ano.”
Sobre os premiados na área de saúde a Fundação diz:
‘ Saúde Pública/Medicina Preventiva
Isaias Raw, natural de São Paulo, é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP e doutor em Bioquímica, tornando-se posteriormente Professor Catedrático de Bioquímica da mesma Faculdade. Cientista de valor reconhecido internacionalmente, suas principais contribuições são na área da Bioquímica de Macromoléculas, com ênfase em proteínas. É conhecido também por seus projetos educacionais dirigidos a professores e a alunos, seja no ensino médio ou superior. Foi ele quem criou o Instituto Brasileiro para Educação, Ciência e Cultura, da UNESCO, hoje Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências, de onde nasceram os Clubes de Ciência, as Feiras de Ciências e o concurso Cientista do Amanhã. Isaias também criou e dirigiu o Curso Experimental de Medicina da Faculdade de Medicina da USP e a Fundação Carlos Chagas. Atuou como consultor da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS e do Banco Mundial para um programa sobre alimentação e qualidade de vida. A partir de 1985, passou a atuar no Instituto Butantan. Ensejou a sua renovação e revitalização e sob a sua liderança implantou-se uma revolução tecnológica na área de produção de vacinas, soros e biofármacos, a destacar as vacinas contra hepatite B, contra raiva em cultura celular, o desenvolvimento da vacina contra dengue tetravalente e, recentemente, a vacina contra influenza A H1N1, em escala capaz de beneficiar inúmeros países. É pesquisador emérito do CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências - ABC.
Saúde Pública/Medicina Preventiva - Juventude
Guilherme de Sousa Ribeiro nasceu em Salvador, Bahia, em 1977. É médico formado pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2002), com residência em infectologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2006). Possui mestrado em epidemiologia, pela Harvard School of Public Health (2007) e doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa, pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2008).  Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC entre 1999 a 2002 e seu projeto resultou em artigo científico publicado no The Journal of Infectious Diseases. O mesmo trabalho recebeu o Kass Award durante o Congresso da Sociedade Americana de Doenças Infecciosas em 2002. Seu estudo de doutorado “Estudo Longitudinal da Leptospirose Urbana” gerou quatro artigos publicados em revistas internacionais. Logo após a conclusão de seu doutorado foi aprovado em 1º lugar no concurso para professor adjunto de epidemiologia da Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde atua na área de epidemiologia das doenças transmissíveis. É membro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e da Sociedade Brasileira de Infectologia.”

Um comentário:

  1. Parabéns para o Guilherme, que mais que mereceu este prêmio. Parabéns também à ciência brasileira, que pode contar com um entusiasta competente como o Guilherme.

    ResponderExcluir