Este não pretende ser um curso Flamenco 101, apenas mostrar, durante os finais de semana, alguns dos cantaores e cantaoras que gosto.
Para começar, vamos ao melhor: Camarón de la Isla.
“José Monge Cruz (San Fernando, 5 de diciembre de 1950 - Badalona, 2 de julio de 1992), conocido artísticamente como Camarón de la Isla, o simplemente Camarón, fue un cantaor flamenco andaluz. Revolucionario del flamenco, está considerado el mejor cantaor de la historia.”
Camarón é simplesmente fantástico. Não poderia ser mais flamenco em raízes: nascido em Cádiz (na Isla de San Fernando), ou seja andalú total e de família gitana.
Melhor ouvir Camarón num dos seus shows mais conhecidos (ao lado aparece Tomatito, muito jovem):
Se você sabe castelhano (ou pensa que sabe e até chama de espanhol) e não entendeu nada, lembre que flamenco se canta em andalú. Veja um curso essencial de andalú:
hahahahha.
ResponderExcluirCoño Manolo,
ResponderExcluirpues si que me estas sorprendiendo. Quien me iba a decir a mi que a ti te gustaba Camarón. Eso si que es arte mi niño...
no Facebook
Camarón sempre quis tocar bem o Flamenco (como Paco, bem entendido!); Paco, por sua vez, sempre quis cantar como Camarón. Estes desejos com habilidades trocadas e complementares montaram uma das melhores parcerias do Flamenco.
ResponderExcluirCamarón aparece aqui tocando. Falta acharmos um vídeo do tímido Paco a cantar!