quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fish and Chip (DNA microarray Chip)

Para aqueles preocupados com a sustentatibilidade, comer peixe pode deixar um gosto ruim na boca. Uma em cada 4 fisheries (local onde as frotas pesqueiras atuam, em tradução livre) entrou em colapso nos últimos 50 anos. A Marine Conservation Society, localizada na Grã-Bretanha, formulou uma série de indicativos sobre quais peixes podem ou não podem ser ingeridos. Por exemplo, o bacalhau pescado no Ártico, no oeste do Báltico ou na Islândia é adequado enquanto que o bacalhau do Platô Faroe não é recomendado.

O problema é saber de onde veio a pesca. As peixarias não têm idéia de onde veio o peixe, somente o próprio pescador pode saber a fonte e, certamente, têm receio de informar, pois a pesca ilegal está crescendo. Dois terços do bacalhau pescado no Atlântico Norte não são informados. Uma vez que os limites para o tamanho mínimo do peixe e para a quantidade da pesca variam em cada região, de acordo com a saúde dos cardumes, os pescadores freqüentemente não informam o verdadeiro local da pesca. Para complicar ainda mais, alguns exemplares da mesma espécie valem mais que outros. O bacalhau do Báltico tem menor valor do que o bacalhau do Atlântico pois a qualidade da carne é menor e o nível de contaminantes é maior.

Para resolver esta questão, um consórcio Europeu (FishPopTrace) desenvolveu um microarranjo de DNA que pode fazer o rastreamento o peixe e, portanto, pode identificar exatamente onde ele foi pescado. Esses chips (literamente um fish and chip) encontram as diferenças entre as populações de peixes, por meio dos SNPs (single-nucleotide polymorphisms), pequenos fragmentos de DNA que variam entre indivíduos e entre populações. Os pesquisadores do consórcio identificaram os SNPs de espécies de bacalhau, linguado, harenque e pescada, obtidos de diferentes localidades pesqueiras. Desta maneira, o microarranjo permite identificar as populações diferentes, e em última instância, pode-se confrontar a informação fornecida pelas frotas pesqueiras.

O custo do chip está em 10 dólares e deve baratear conforme a tecnologia é desenvolvida. Essa seria a mais nova ferramenta forense no combate contra a pesca ilegal. Uma vez que a molécula de DNA é robusta, o teste pode ser feito em qualquer momento, no ato da pesca, na chegada no porto e até no restaurante. Os fiscais têm mais uma alternativa para os que burlam a lei e os comerciantes mais facilidade para vender o que é certo.

Fonte: The Economist



Para saber mais sobre pesca sustentável, visite o Aquário de Monterey Bay (CA-EUA), que tem um programa espetacular sobre sustentabilidade na pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário