sexta-feira, 3 de junho de 2011

Nano pore-resolving medicine

Post de Diego Moura Santos (LIP/CPqGM-FIOCRUZ)

ResearchBlogging.orgO descontrole da inflamação é uma das etiologias de muitas patologias como a disfunção da articulação temporomandibular (TMDs). Uma rápida resolução de uma injúria inflamatória é pertinente para a restauração da homeostase do tecido e essencial para manutenção da saúde. Pensava-se que as micropartículas (MP) endógenas fossem vesículas inertes, entretanto estas possuem múltiplos papéis. As MPs liberadas pelos neutrófilos, por exemplo, possuem propriedades anti-inflamatórias. O objetivo deste trabalho foi avaliar a geração temporal, as propriedades das MPs endógenas e a produção de nanopartículas (NPs) tendo como matéria-prima as MPs endógenas.


Primeiramente, os autores avaliaram o curso temporal da geração das MPs na inflamação aguda (Peritonite induzida por Zymosan). A geração de MPs aumentou com o aumento do infiltrado de neutrófilos, com o pico máximo na fase inicial da inflamação, diminuindo gradualmente durante a fase de resolução da mesma, que corresponde ao decréscimo no infiltrado de neutrófilos. Depois foi demonstrado que as MPs apresentavam a expressão de moléculas de superfície como CD11b, CD45 e CD54. Outra descoberta foi que as MPs não eram vesículas vazias, estas continham mediadores anti-inflamatórios.

Muitos biomaterias usados em NP para “drug delivery” podem causar toxicidade e desencadear uma resposta inflamatória exacerbada. Para contornar estes problemas, os autores desenvolveram NPs utilizando as MPs liberadas pelos neutrófilos como matéria-prima. Duas substâncias foram encapsuladas separadamente nas NPs: aspirina e a lipoxina A4 (LXA4). Para avaliar o papel anti-inflamatório das NPs, camundongos foram tratados com NP vazia ou com NP+LXA4, depois foi induzida uma peritonite nos animais. Como a NP possui uma atividade anti-inflamatória inerente, foi observado uma redução de 25% no número de neutrófilos em animais tratados com NP vazia e 60% com NP+LXA4. O último passo foi avaliar se estes nanomedicamentos são capazes de conferir proteção contra TMDs. Os autores observaram que o tratamento com NP+aspirina e a NP+ LXA4 reduziu drasticamente o número de neutrófilos no sítio da inflamação 12 h depois da indução desta.

Este trabalho abre novas perspectivas para o uso da nanomedicina para o tratamento de doenças inflamatórias, já que a utilização destas NPs feitas de produtos endógenos não potencializa a inflamação já existente no organismo.

Norling LV, Spite M, Yang R, Flower RJ, Perretti M, & Serhan CN (2011). Cutting edge: humanized nano-proresolving medicines mimic inflammation-resolution and enhance wound healing. Journal of immunology (Baltimore, Md. : 1950), 186 (10), 5543-7 PMID: 21460209

Nenhum comentário:

Postar um comentário