sexta-feira, 2 de abril de 2010

Obesidade e Santa Ceia


ResearchBlogging.org
Quando a gente pensa que já viu tudo e nada mais surpreenderá, aparece algo novo. Alguém avaliar o aumento das porções de comida ao longo do tempo medindo o tamanho da comida e dos pratos em diversas representações da Santa Ceia é insólito. Estes dados constam do trabalho The largest Last Supper: depictions of food portions and plate size increased over the millennium publicado no International Journal of Obesity em 23 de março de 2010. Como o artigo aparece na época da Semana Santa, chamou mais ainda a atenção. 
Para os hereges, esclareço: o que tem a ver a Santa Ceia com a Semana Santa? A Santa Ceia foi a última refeição feita por Jesus com os seus 12 apóstolos. A Semana Santa, por sua vez, relembra a Paixão de Cristo. Ou seja, a Última Ceia aconteceu na 5a-f que precede a sua paixão na Sexta Feira Santa. 
Os irmãos Wansink (do Applied Economics and Management Department, Cornell University e do Religious Studies Department, Virginia Wesleyan College) resolveram examinar 52 das mais conhecidas representações artísticas da Santa Ceia feitas ao longo do último milênio. Eles incluíram a L’Ultima Cena de Leonardo (para os pouco ligados à arte: o quadro da Santa Ceia de Leonardo da Vinci, do sec. XV e copiado acima do post).
Eles mediram nos 52 quadros escolhidos ao longo dos anos 1.000 a 2.000 AD (bem, o AD você sabe que significa Anno Domini, Ano do Senhor ou seja depois de Cristo) o tamanho dos pratos, da refeição e do pão. Como há uma variação importante nas dimensões dos quadros, eles normalizaram em relação ao tamanho das cabeças representadas em cada quadro. Os elementos foram escanerizados, rodados (rotated é traduzido assim?), e calculados (independentemente da sua orientação no quadro) com uso de um programa de CAD-CAM. 
As porções do prato principal tiveram um aumento de 69% (r=0.52, P=0.002) ao longo do milênio analisado. O prato cresceu 66% (r=0.46, P=0.02) e o pão 23% (r=0.30, P=0.04), no mesmo período.
O quadro reproduzido abaixo você acha que foi pintado antes ou depois do de Leonardo?


Como este artigo pode deprimir um pouco, achei interessante animar os leitores. Veja a piada (também de época) enviada pelo colega Isaac Roitman:


"Glossário:
Pessah - Pascoa judia
Shüll - Escola
Yidisshe mame - Mãe judia
Ingale - Menino
Moishe Rabeinu - Moisés (10 mandamentos)
Rebetzzer - Mulher do rabino
Mame - Mãe
Chabad - Judeus religiosos

Quando Shloimale, de 9 anos chegou em casa, vindo do Shüll, sua santa yidisshe mame perguntou– lhe :
- Ingale, o que vc. aprendeu hoje



- O Rav. Waitberg contou que Moishe Rabeinu pulou de paraquedas detrás das linhas inimigas, a fim de resgatar os judeus do Egito. Aí, quando chegaram ao Mar Vermelho, Moishe ordenou aos seus engenheiros que construíssem rapidamente um ponte. Quando finalmente todos os judeus atravessaram a ponte, a fim de evitar que o exército egípcio pudesse ainda alcançar o nosso povo, Moishe pegou o seu celular e ordenou que a nossa aviação bombardeasse a ponte, e assim, milagrosamente – como dizem os nossos sábios – os judeus se salvaram para poder comemorar Pessach !

A rebetzzer, incrédula voltou a perguntar:
- Você tem certeza que foi isso mesmo que o Rabino ensinou ?


- Para falar a verdade, mame, se eu reproduzir a versão que os rabinos do Chabad contaram, aí é que você não iria acreditar mesmo..."


Wansink, B., & Wansink, C. (2010). The largest Last Supper: depictions of food portions and plate size increased over the millennium International Journal of Obesity DOI: 10.1038/ijo.2010.37

2 comentários:

  1. O que me lembrou que na catedral de Cuzco a Santa Ceia tinha um cuy ("que en quechua singifica porquinho da índia") no lugar do peixe.

    Só não lembro de ter olhado a proporção do cuy com a cabeça de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. rotate - melhor 'rotacionado' (tecnês)

    ResponderExcluir