sexta-feira, 4 de março de 2011

Indução do receptor A2AR, para adenosina em células iNKT e NK reduz a inflamação e lesão pulmonar em camundongos com doença falciforme


Post de Marilda Gonçaves
Alterações pulmonares, como a Síndrome Torácica Aguda (STA) e a hipertensão pulmonar (HP), são comuns na DF e causas associadas à morbidade e mortalidade elevada nesses pacientes. Nesse sentido, o trabalho de Wallace & Linden (Blood, doi:10.1182/blood-2010-06-290643), grupo que demonstrou anteriormente que a função pulmonar e a saturação de oxigênio arterial em modelos de camundongos com DF (NY1DD) aumentavam  pela depleção ou bloqueio da ativação de células T natural Killer invariant (iNKT) ou célula NKT tipo 1, que é CD1d-dependente e expressa o receptor de cadeia α (TCR-α). Os autores demonstram que no camundongo com DF, a indução do RNAm do receptor A2AR da adenosina em células iNKT e NK foi cerca de 9 e 6 vezes cima do normal, respectivamente; sendo que o aumento foi maior nos camundongos com DF quando comparados aos C57BL/6 usados como controle.
Os autores também demonstraram que o tratamento dos camundongos com DF com o agonista para o receptor A2AR, o ATL 146e, reverteu em resposta dose-dependente a disfunção pulmonar com eficiência elevada com pico maior em 3dias na dose de 10ng/Kg/minute, persistindo até 7 dias de inclusão contínua. O cruzamento dos camundongos com DF e o RAG1 -/- reduziu a lesão pulmonar, que foi restaurada com a transferência adotiva de 106 células iNKT purificadas. A lesão reconstituída foi revertida pelo agonista ATL 146e, mas não o foi quando as células iNKT transferidas foram pré-tratadas com o antagonista alquilante do receptor A2AR, o FSPT, que evitou completamente a proteção. Os camundongos com DF expostos a hipoxia-reoxigenação, quando tratados com o agonista ATL 146e, tiveram prevenção de lesões no pulmão. Os dados apresentados indicam que a ativação da indução dos receptores A2AR nas células iNKT e NKT em camundongos com DF  é suficiente para  aumentar a função basal pulmonar e prevenir a exacerbação da lesão pulmonar induzida pelo fenômeno de hipóxia/reperfusão. O conjunto de dados indica que os agonistas dos receptores A2AR são promissores para o tratamento de doenças associadas à ativação de células iNKT e NKT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário