quarta-feira, 9 de março de 2011

Science Paparazzi



Se você cientista pensa que só os camarotes da Sapucaí recebem o assédio dos fotógrafos, se enganou! Nos EUA (onde mais?) os cientistas são assediados tal e qual os famosos, eles viraram celebridade. Stephen J. Gould , professor de Harvard s super-famoso disse que não aguenta mais tanto assédio: "Eles estão atrapalhando minha vida, a dos meus colegas, minha família e amigos. Alguém tem que impedir isso!". Segundo Gould, os fotógrafos permanecem estacionados, 24h, na entrada de qualquer local onde Gould esteja trabalhando, incluindo lugares "quentes" como a Clínica Mayo, laboratórios do MIT e Princeton e até o Centro de Pesquisa Astrofísica na Antárctica. A situação está tão ruim que os cientistas são obrigados a utilizar saídas alternativas e a segurança tem que ser aumentada quando os mesmos participam de congressos.

Os paparazzi, por sua vez, alegam que estão atendendo um desejo do público, provendo um serviço a milhões de americanos que seguem de perto a carreira dos físicos, botânicos e matemáticos considerados top. "Neste país, as pessoas querem saber das descobertas científicas e também da vida pessoal daqueles que fazem estas descobertas". De fato, um pesquisador americano está processando a revista alemã Stern por publicar fotos suas e de sua namorada, pelados, tomando banho de sol.

E o que dizem os fãs? "Estes cientistas são os mais importantes, suas descobertas vem permitindo que vivamos mais tempo, elucidando os mistérios do universo e do nosso planeta. Eles quererem trabalhar sem o assédio é impossível. É até risível". Leia mais

Como dizem por aí: only in America.

Um comentário:

  1. Não consigo imaginar a cena de um cientista sendo perseguido por um paparazzi.

    ResponderExcluir