sábado, 27 de março de 2010

É o álcool que causa a ressaca?


ResearchBlogging.org
Você não acreditará que alguém publicou um artigo que demonstra que a ressaca se deve à ingestão de álcool. Quem financiou um estudo para saber se o álcool causa ressaca? O artigo Predictors of hangover during a week of heavy drinking on holiday é um forte candidato a Medical News of the Obvious.
Imagine-se examinando uma proposta de projeto nos seguintes termos: Metodologia - Entrevistar 112 jovens dinamarqueses em três ocasiões durante as férias num resort na Bulgária. Eu pensaria que é brincadeira, entender jovens dinamarqueses sóbrios já é uma tarefa sobre-humana, imagine bêbados, ou de ressaca. Não faço um estudo deste nem na maior brodagem! 
Os dinamarqueses têm a respeitável marca de 11,7 litros de consumo de álcool per capita na população acima de 15 anos. São o sétimo lugar no mundo (para os curiosos: o 1o. é Luxemburgo com 15,5, a França o segundo com 14,8 e a Espanha é 6o. com 11,7; Brasil e Bulgária são modestos, com 5,8 e 5,9, respectivamente). Estes dados de consumo médio estão em vários sítios da internet, veja um deles.
Voltando ao trabalho, os sujeitos da pesquisa preenchiam uma escala de ressaca (Acute Hangover Scale) e informavam sobre o consumo de álcool e a duração do repouso. 
Vejam os resultados: a incidência de ressaca foi de 68% após o consumo de 12 unidades padrão de álcool. A intensidade de ressaca aumentou significantemente durante uma semana de consumo elevado de bebida. Houve uma interação tempo e número de doses.
Sinceramente, quem não sabia disto? De todo modo, atente para o fato que quase um terço dos bravos daneses não teve ressaca mesmo havendo ingerido 12 unidades de álcool. Êta povo que aguenta bebida!
Ilustração: World map showing countries by alcohol consumption per capita. WHO 2008.

Hesse, M., & Tutenges, S. (2010). Predictors of hangover during a week of heavy drinking on holiday Addiction, 105 (3), 476-483 DOI: 10.1111/j.1360-0443.2009.02816.x

Um comentário:

  1. Outro dia aprendemos o termo "BRODAGEM" e Barral utilizou adequadamente neste post, local e situacao correta. Adivinhem como aprendemos?

    ResponderExcluir