quinta-feira, 18 de março de 2010

O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação


Veja abaixo os diapositivos da minha apresentação na Conferência Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, feita ontem (17.03.2010).

Durante a apresentação, salientei três pontos:

  • Há aumento continuado de recursos no sistema nos últimos anos, mas é preciso desburocratizar a gestão de pessoal da área de CTI e das importações, para melhor utilização dos recursos disponíveis;
  • Há, ainda, grande necessidade de expansão da formação de doutores e devem ser estimuladas as formações adequadas para a inserção nas empresas, além de outros perfis;
  • Necessidade de estímulo à expansão, com melhora qualitativa, do produção científica nacional.

4 comentários:

  1. Barral, eu acredito que o doutorado atual qualifica adequadamente baseado em resolução de problemas, um dos fatores mais importantes para inserção em empresas. Entretanto, a pergunta que sempre se faz é e as empresas? elas vão ou não desempenhar um papel central na contratação dos doutores?

    abcos, Andre.

    ResponderExcluir
  2. André,
    Tenho dúvidas. Cursos de Biotecnologia não capacitam em propriedade intelectual e não têm qualquer relação com empresas.
    Imagine os outros...
    A universidade continua na postura arrogante, financie e eu sei o que fazer.
    É preciso uma nova cultura de aproximação.
    Mas eu não defendo isto como o ponto central da Universidade. Para mim, o papel da Universidade é formar bons quadros, preparados para aplicar o método científico na resolução de problemas.
    Contudo, este foco não é incompatível com o relacionamento com empresas.
    Além das empresas, a Universidade deve se abrir mais para a sociedade como um todo. Há vários problemas sociais que necessitam de contribuição científica (não exclusiva) para sua resolução.
    Barral

    ResponderExcluir
  3. Ótima apresentação. Achei a % de dos investimentos em C&T em saúde baixo, O investimento em % do PIB é baixo parece que não aumenta nos ultimos anos. Bem pontuado os gargalos.
    Ainda continuo querendo saber como a China dá aquele salto de produção, Tem chance de acontecer no Brasil o mesmo que acontece na China?

    ResponderExcluir
  4. Caro Sérgio,

    Concordo com você sobre o investimento em C&T na saúde. A situação melhorou a partir de 2003 com os recursos oriundos do Ministério da Saúde, mas ainda são pouco expressivos, comparados com o percentual investido por outros países nesta área.
    Para dar um salto semelhante ao da China falta MUITA coisa. Entre elas:
    aumento do investimento, pelo menos 2% do PIB;
    eleição de prioridades e acompanhamento das ações nas áreas prioritárias;
    desburocratização e facilidade de importação;
    estímulo real, incluindo nos aspectos de remuneração, à produção científica de qualidade....

    ResponderExcluir