quarta-feira, 31 de março de 2010

Fator de Revisor?? mais sobre revisão por pares


A revisão por pares é essencial, mas é uma atividade anônima (para os autores e para os leitores - excetuando-se raras revistas que divulgam seus nomes) e realizada ad honorem.  Estes dois fatores contribuem para que muitos dos solicitados para a tarefa o façam sem os devidos cuidados.  Assim, vários textos tratam de como melhorar a qualidade das revisões. Há algumas propostas de punição (retardar a publicação dos trabalhos dos revisores que não enviam a sua revisão tempestivamente, e.g.). Há pouco entusiasmo para as propostas punitivas, mais bem se cuida de estimular o trabalho bem elaborado.  Nesta linha aparece, na Reviewers’ Update da Elsevier, o artigo Rewarding reviewers – could a Reviewer Factor be a solution?
A autora propõe uma forma de reconhecer o trabalho dos revisores e dar um valor prático para esta atividade através da criação de Fator de Revisor (RF). Este fator mediria a importância anual dos revisores no seu campo. O índice seria obtido pela soma do número de revisões na Web of Sciences ou Scopus multiplicado pelo fator de impacto da revista por ano.  As revisões enviadas a destempo.  A autora não esclarece se os editores poderiam reduzir a nota dos revisores que fizerem revisões aligeiradas ou rancorosas.
Parece interessante, para adicionar mais uma linha nos CV, mas lembrem-se que é uma arma de dois gumes: os indivíduos com alto Review Factor serão muito demandados pelos editores. 
A revisão por pares é tema frequente neste blog, confira o último post no assunto.

Um comentário:

  1. Acredito que subjetivade continua sendo uma boa coisa no atual sistema de revisão por pares. Ainda não creio que encontraremos maneiras bem objetivas para realizar tal análise.
    Abços, André

    ResponderExcluir