segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Fiocruz vai criar centro de estudo de desastres


Reportagem do Estadão (06.fev.2010):

"Objetivo é evitar tragédias causadas por evento natural ou ação humana

A antiga Colônia Juliano Moreira, inaugurada em 1924 como instituição psiquiátrica para "alienados", em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, deverá abrigar um grande centro de pesquisas para redução de desastres. O local escolhido foi o Pavilhão Nossa Senhora dos Remédios, que recebeu durante décadas mulheres tuberculosas com problemas de saúde mental.

Fica no trecho da colônia cedido pelo governo federal à Fundação Oswaldo Cruz, onde será instalado o campus Fiocruz da Mata Atlântica. Inserido no Parque Estadual da Pedra Branca e vizinho do Projac (central de produção da Rede Globo), o terreno tem 500 hectares. Ocupa mais da metade da colônia e é do tamanho da Ilha do Fundão, na zona norte, onde fica a cidade universitária da UFRJ.

A Fiocruz está na colônia desde 2003, quando houve a cessão provisória do terreno, inicialmente para pesquisas de fitoterápicos. Em 2007, a fundação conseguiu garantir a cessão por 50 anos, e em 2008 iniciou-se o processo de doação definitiva, que só será concluído com a regularização fundiária. O novo centro de pesquisas é apontado como "âncora" do projeto tocado pela instituição.
...
Além da Fiocruz, UFRJ, UFF, Governo do Estado e Secretaria Nacional de Defesa Civil também estão envolvidos no projeto do centro de pesquisas. A ideia é criar cursos de especialização, mestrado e doutorado. "O objetivo é tratar de fenômenos extremos, desastres naturais e antrópicos, das relações entre saúde e ambiente. São grandes temas que estão emergindo", diz Silva.

Ele cita como exemplos mudanças climáticas, zoonoses, bioterrorismo, poluição química e ações para prevenir enchentes e deslizamentos de terra - como os que mataram 53 pessoas em Angra dos Reis e na Ilha Grande, no réveillon.

"Não há previsão para fenômenos extremos. Mas há a possibilidade de se fazer um trabalho de prevenção. É aí que entra a Fiocruz", diz o coordenador. "Queremos criar uma sala de situação e formar massivamente especialistas na área. A gente não tem isso hoje. Falta ação prévia de diagnóstico, como classificar áreas de risco. Efeitos podem ser evitados."
...
Também está previsto no projeto um Centro Nacional de Desenvolvimento de Produtos Naturais, ao custo de R$ 12 milhões, e mais R$ 10 milhões para recuperação de prédios históricos, pavimentação e saneamento. Esse dinheiro sairia do Ministério do Planejamento.

A Fiocruz apresentou ainda ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) projetos para a construção de uma vila olímpica, um complexo educacional com horto-escola, um centro cultural e um parque ecológico dentro do campus. "Isso foi levado ao Comitê Olímpico Internacional no livro para a Rio 2016. Estamos usando a chancela para buscar financiamentos", conta Silva. Segundo ele, técnicos da entidade fizeram um estudo em que foi levantada até a carência de vagas (9 mil) no ensino médio naquela região da zona oeste."

Nenhum comentário:

Postar um comentário