sábado, 20 de fevereiro de 2010

Uma aluna no II São Paulo Immunology Graduate Course (USP)


Post de Marcia Weber
Participei recentemente do II São Paulo Immunology Graduate Course, realizado na USP, de 8 a 10 de fevereiro (o curso foi divulgado no blog em 01/11/2009). O formato do curso envolveu palestras feitas pelos professores durante as manhãs e, pela tarde, fomos divididos em grupos e líamos e discutíamos os artigos selecionados com os colegas. Depois, nós apresentávamos os artigos e discutíamos, na presença dos professores. As palestras foram bastante variadas e interessantes. 
Esta dinâmica foi muito interessante porque permitiu que os alunos tivessem contato entre si e, como os grupos mudavam todos os dias, todos do curso se conheceram e interagiram. Conheci gente que trabalha em diversas áreas e de diversos lugares do Brasil, além de ter contato direto com os pesquisadores. Recomendo este curso, pois, além de aprender mais sobre imunologia, pude fazer contatos e conhecer pessoas que trabalham com pesquisa no Brasil todo.
Abaixo segue um pequeno resumo dos professores presentes e dos temas discutidos:
Dr. Gordon Brown, do Instituto de Doenças Infeciosas e Medicina Molecular, da África do Sul, pesquisa sobre a resposta imune inata a fungo, principalmente ao Aspergillus fumigatus. Ele trabalha principalmente com PAMPs e como ocorre a interação do fungo com as células para sua fagocitose. 
Dra. Vera Lúcia Calich, da Universidade de São Paulo, falou sobre Th17. Discutimos papers que buscam determinar quais citocinas estão envolvidas na geração e manutenção desta subclasse de linfócitos T. 
Dr. Mohamed R. Daha, da Universidade Médica Central, da Holanda, estuda o sistema complemento e como a properdina se liga a células necróticas ou apoptóticas, ativando a via do complemento e a fagocitose. 
Dr. Yvette van Kooyk, também da Universidade Médica Central, da Holanda, trabalha principalmente com células dendríticas e o desenvolvimento de novas vacinas. Ela pesquisa o papel desta célula na defesa inicial a infecção com HIV e no desenvolvimento de terapias contra este vírus. 
Dra. Cláudia Brodskyn, da Fiocruz Bahia, apresentou sobre o papel de neutrófilos na infecção por Leishmania e do papel dos TLR nesta infecção. 
Dr. João Santana falou sobre a imunidade adquirida contra patógenos, principalmente do papel de citocinas com IFN-g, na defesa contra estes organismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário