sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Zappiens: YouTube brasileiro?


Aldina me enviou a notícia do lançamento, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Zappiens.br.
Segundo a notícia do JC on line e o Convergência Digital:
“É praticamente um YouTube caboclo", afirma Jaime Antunes da Silva, diretor-geral do Arquivo do Nacional. O portal é resultado da iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal.
Por enquanto, estão on-line 298 filmes do Cinejornal, além de 4,7 mil títulos da USP, entre documentários, vídeos aula e registros de transcrição de eventos.”
“O Zappiens.br, um serviço gratuito de distribuição de vídeos com conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa. 
Inicialmente, os interessados encontrarão disponíveis para consulta materiais do próprio CGI.br, da USP e do Arquivo Nacional, como os Cinejornais - noticiários transmitidos em cinemas brasileiros entre as décadas de 30 e 70. 
De acordo com o conselheiro do CGI.br, Henrique Faulhaber, o Zappiens.br oferece, pela primeira vez, a oportunidade de reunir e tornar público acervos raros e exclusivos que podem ser utilizados como fonte para estudo e pesquisa. "Com acesso gratuito, o objetivo é disseminar cultura, informação científica e tecnológica entre diversas comunidades", comenta o executivo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário