quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Malária cerebral e artrite também relacionadas com micropartículas de plaquetas


Tanto monócitos quanto plaquetas produzem micropartículas que são liberadas e participam de processos biológicos. As micropartículas de monócitos possuem fator tissular, fosfatidil-serina e moléculas de adesão como CD14, CD11a e CD18. Estas micropartículas tem sido descritas como envolvidas na coagulação e na aterogênese.
As micropartículas de plaquetas são liberadas quando estas células são ativadas. Elas expressam receptores de adesão funcionantes, como P-selectina e podem se ligar a neutrófilos e monócitos. As micropartículas de plaquetas ainda fornecem a superfície catalítica para fosfatidilserina e aceleram a coagulação. O envolvimento de micropartículas de plaquetas em enfermidades já é antigo e inclui doenças como a síndrome do desconforto respiratório do adulto (J Clin Invest. 1986; 78: 340–348), púrpura trombocitopênica (Ann Hematol. 1995; 70: 25–30), sepse meningogócica (Blood. 2000; 95: 930–935) e na doença vascular periférica (Blood Coagul Fibrinolysis. 2000; 11: 723–728). A lista é bastante longa e inclui progressão de tumor, psoríase e enfarto cerebral, diabetes etc.
Dois aspectos recentes motivam este post: as micropartículas de plaquetas foram implicadas na aderência do Plasmodium ao endotélio cerebral humano e na artrite reumatóide, ampliando o escopo de observações sobre as micropartículas.
O artigo “Platelet microparticles: a new player in malaria parasite cytoadherence to human brain endothelium” foi publicado, em 2009, no FASEB J (23: 3449-58). Era sabido que, in vitro, as plaquetas modulam a citoaderência das hemácias parasitadas por Plasmodium falciparum às células endoteliais. Neste estudo foi demonstrado que as microartículas de plaquetas se ligam às hemácias parasitadas por Plasmodium falciparum e transferem antígenos plaquetários para a superfície da hemácia parasitária (há pouca aderência às hemácias normais). Adicionalmente, o uptake de micropartículas plaquetárias também pode ser feito por células do endotélio cerebral humano, induzindo alterações no fenótipo endotelial. As micropartículas plaquetárias aumentam a aderência das hemácias parasitadas ao endotélio cerebral humano. 
Não há uma comprovação direta, mas são muitas evidências relacionando as micropartículas plaquetárias com a malária cerebral.
O outro estudo, “Platelets amplify inflammation in arthritis via collagen-dependent microparticle production” de 29 de janeiro passado (Science 327:580-3, 2010) destaca a participação das plaquetas na inflamação, além das mais conhecidas participações na trombose e no reparo tecidual.  Os autores mostraram que as micropartículas plaquetárias estavam presentes no líquido sinovial de pacientes com artrite reumatóide e outras formas de artrite inflamatória, mas não em pacientes com osteoartite. As micropartículas plaquetárias têm papel proinflamatório ao estimular a produção de citocinas pelos fibroblastos sinoviais via interleucina 1 (IL-1). Os autores evidenciaram uma redução das manifestações de artrite inflamatória experimental quando se faz a depleção de plaquetas, corroborando a importância deste mecanismo.
Um aspecto importante do trabalho é a demonstração que a glicoproteín VI, receptor de colágeno, é um elemento chave na geração de micropartículas plaquetárias na fisiopatologia da artrite.
Além de expandir a lista de doenças nas quais as micropartículas plaquetárias participam, este trabalho salienta a possibilidade de identificação dos elementos capazes de iniciar o processo de ativação de plaquetas/geração de micropartículas em cada enfermidade.

Faille, D., Combes, V., Mitchell, A., Fontaine, A., Juhan-Vague, I., Alessi, M., Chimini, G., Fusai, T., & Grau, G. (2009). Platelet microparticles: a new player in malaria parasite cytoadherence to human brain endothelium The FASEB Journal, 23 (10), 3449-3458 DOI: 10.1096/fj.09-135822

Boilard E, Nigrovic PA, Larabee K, Watts GF, Coblyn JS, Weinblatt ME, Massarotti EM, Remold-O'Donnell E, Farndale RW, Ware J, & Lee DM (2010). Platelets amplify inflammation in arthritis via collagen-dependent microparticle production. Science (New York, N.Y.), 327 (5965), 580-3 PMID: 20110505
ResearchBlogging.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário