quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cerveja ou refrigerante no carnaval?

ResearchBlogging.org
Esta notícia chega a tempo para tomadas de decisão num carnaval que promete ser bem quente (me refiro à temperatura atmosférica, neste caso). É bastante provável que haja um consumo bastante elevado de bebidas, com destaque para refrigerantes, cerveja e água. Dois estudos recentes avaliaram riscos e benefícios do consumo de cerveja ou refrigerante.
Um estudo recem publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture relata que a cerveja contém de 6,4 mg/L a 56,5 mg de silício por litro. O consumo médio de silicone [silício - o silicone é  um polímero que contem silicio] por pessoa/dia é de 20 a 50 mg. Veja que a concentração na cerveja é maior que um vários outros alimentos que contêm silicone silício.




Um aspecto indicado no trabalho é que há uma variação no conteúdo de silicone silício entre diferentes cervejas, dependente da composição dos ingredientes e de do processo de preparo da cerveja. Os produtos derivados de cevada contêm mais silicone silício que os de trigo, assim como o lúpulo contêm substancialmente mais silicone silício que o grão.
Veja a tabela.
Os autores concluem que a cerveja é uma fonte importante de silicone silício. Quanto às variações de concentração entre as diferentes formas de cerveja, não se preocupe. Na entrevistas de divulgação do artigo, um dos autores afirmou que cada um deve escolher pelo gosto.
Será que tem alguém relacionando o silicone com implantes mamários? Bem, tratando-se de carnaval a relação poderia ser pensada, mas o silicone silício da cerveja não é usada para isto. Na verdade, o silicone silício é um componente importante da dieta. 
Já havia se sabe que a ingestão de silicone silício se relaciona com densidade óssea. O estudo Silicon supplementation improves the bone mineral density of calcium-deficient ovariectomized rats by reducing bone resorption (Biol Trace Elem Res. 2009, 128: 239-47) concluiu que a suplementação de silicone silício leva a um efeito positivo na mineralização óssea (em ratas ooforectomizadas, ou seja nas quais houve retirada cirúrgica dos ovários). 
Alguém pensou que dar cerveja para ratas ooforectomizadas não chega a ser uma atividade carnavalesca. Lembre que este é um modelo que tenta reproduzir alterações das mulheres pós-menopausa.
E os homens não teriam qualquer vantagem no consumo de silicone silício? 
Um outro estudo Effects of beer, wine, and liquor intakes on bone mineral density in older men and women (Am J Clin Nutr. 2009, 89: 1188-96) avaliou estes aspectos e confirma que o silicone silício da cerveja parece envolvido com os achados benéficos sobre a saúde óssea em homens e mulheres menopausadas
“Moderate consumption of alcohol may be beneficial to bone in men and postmenopausal women. However, in men, high liquor intakes (>2 drinks/d) were associated with significantly lower BMD. The tendency toward stronger associations between BMD and beer or wine, relative to liquor, suggests that constituents other than ethanol may contribute to bone health. Silicon appears to mediate the association of beer, but not that of wine or liquor, with BMD. Other components need further investigation.”
Se você não está na menopausa e não gosta de cerveja, provavelmente pensa em tomar vários refrigerantes. Aí pode estar o problema. Analise com cautela os achados do estudo Soft Drink and Juice Consumption and Risk of Pancreatic Cancer: The Singapore Chinese Health Study (Cancer Epidemiol Biomarkers Prev; 19(2); 447–55). Os bebedores de refrigerante têm rico maior de desenvolver câncer de pâncreas, segundo o estudo. O estudo é baseado na hipótese que o elevado conteúdo glicídico dos refrigerantes e sucos se relaciona com câncer de pâncreas e foi realizado em mulheres e homens Singapura. Uma coorte prospectiva com 60.524 participantes com até 14 anos de seguimento foi avaliada com informações sobre consumo de refrigerantes, sucos e outros itens da dieta, assim como o estilo de vida e exposição ambiental. Os indivíduos que consumiram mais de 2 refrigerantes por SEMANA apresentaram aumento significante do risco de cancer pancreático. A conclusão foi que o consumo regular de refrigerantes pode ter um papel independente no desenvolvimento de câncer de pâncreas. Não foi observada qualquer associação estatisticamente significante para o consumo de sucos.
Devemos parar o consumo de refrigerante imediatamente? É preciso avaliar a qualidade deste artigo e ver outros dados. Em primeiro lugar há outros estudos no tema, até maiores, que não encontraram esta relação. Os outros estudos não foram realizados com população chinesa. Esta pode ser uma causa da diferença encontrada? é preciso investigar mais.
Adicionalmente, o estudo não controlou outras variáveis potencialmente importantes, como o tabagismo. Também não foi avaliada uma possível diferença entre o refrigerante regular e o sem-açúcar. 
Por outro lado, o estudo é plausível biologicamente. O consumo de refrigerantes tem sido relacionado com aumento de peso, obesidade e diabetes e obesidade de diabetes têm sido associados com risco de câncer de pâncreas.
Enquanto não aparecem outros estudos e em outras populações, principalmente estudos locais, devemos ter cautela, tanto na interpretação dos dados como no consumo de refrigerantes. 

Casey, T., & Bamforth, C. (2010). Silicon in beer and brewing Journal of the Science of Food and Agriculture DOI: 10.1002/jsfa.3884

Kim, M., Bae, Y., Choi, M., & Chung, Y. (2008). Silicon Supplementation Improves the Bone Mineral Density of Calcium-Deficient Ovariectomized Rats by Reducing Bone Resorption Biological Trace Element Research, 128 (3), 239-247 DOI: 10.1007/s12011-008-8273-x

Tucker, K., Jugdaohsingh, R., Powell, J., Qiao, N., Hannan, M., Sripanyakorn, S., Cupples, L., & Kiel, D. (2009). Effects of beer, wine, and liquor intakes on bone mineral density in older men and women American Journal of Clinical Nutrition, 89 (4), 1188-1196 DOI: 10.3945/ajcn.2008.26765

Mueller NT, Odegaard A, Anderson K, Yuan JM, Gross M, Koh WP, & Pereira MA (2010). Soft drink and juice consumption and risk of pancreatic cancer: the singapore chinese health study. Cancer epidemiology, biomarkers & prevention : a publication of the American Association for Cancer Research, cosponsored by the American Society of Preventive Oncology, 19 (2), 447-55 PMID: 20142243

7 comentários:

  1. Por via das dúvidas, vamos tomar cerveja e destilados, ainda mais em pleno carnaval. Tudo de bom!
    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Silicone ou silício?

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre defendi cerveja ao invés de refrigerante mesmo antes de saber dados científicos!
    Tem um ditado que diz: "Não confie em quem não bebe"

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que temos outras opções. Eu vou de água....

    ResponderExcluir
  5. Aproveitando a folia momesca deixemos elas pensarem que vai contribuir para o aumento das mamas e bumbum!!
    Depois discutimos o artigo!!!


    Almerio

    ResponderExcluir
  6. Excelente revisão das evidências a respeito do consumo de álcool x refrigerante. É bem melhor curtir um carnaval baseado em evidências.
    Bom carnaval.
    Luis.

    ResponderExcluir
  7. Felizmente já existem várias evidencias favoráveis ao consumo moderado de álcool, de um modo geral (não fazer uso de bebidas alcoólicas passa a ser um fator negativo!). O vinho tinto tem algumas vantagens adicionais (efeitos anti-inflamatórios e poder anti-oxidante incomparável). Mas beber vinho no carnaval ou durante o dia neste calor baiano!!! Gostei de saber destas evidencias em relação a cerveja.
    Vamos continuar bebendo, mas agora com a sensação de estarmos amparados pela ciência.
    Edmundo Câmara

    ResponderExcluir