domingo, 14 de março de 2010

Dosagem de PSA e o grande erro no diagnóstico do câncer de próstata


No dia 09 passado, Richard Ablin, publicou o artigo The Great Prostate Mistake no New York Times (o qual vi por indicação do amigo Drugowich). No artigo ele afirma que 30 milhões de estadunidenses fazem o teste de dosagem do antígeno próstata-específico (PSA) por ano e que a popularidade do teste é um desastre de saúde pública com grande custo (cerca de 3 bilhões de dólares por ano). A força desta afirmativa pode ser avaliada quando se sabe que o Dr. Ablin é o descobridor do PSA em 1970. Ele também diz (em tradução livre: Quando o Congresso busca formas de reduzir os custos do sistema de saúde, uma grande economia poderia ser feita alterando a forma que se usa o teste do PSA para detecção do câncer de próstata.
Quais os problemas citados pelo Dr. Ablin:
Os estadunidenses têm uma chance de 16% de receber, ao longo de sua vida, um diagnóstico de câncer de próstata, mas apenas 3% morrem dele. Ou seja, os homens que chegam à idade avançada têm mais chance de morrer com câncer de próstata do que de câncer de próstata.
O teste de PSA não distingue as formas de câncer de próstata agressivos dos não agressivos.
O ano passado o “The New England Journal of Medicine” publicou os resultados dos dois maiores estudos sobre os procedimentos de screening de cancer de prostata. O estudo feito nos EEUU mostrou que   num período de 7 a 10 anos o screening não reduziu a taxa de morte em homens acima de 55 anos. O estudo europeu mostrou um pequeno declínio nas taxas de morte, mas que 48 homens precisam ser tratados para salvar uma vida. Ou seja, 47 homens seriam submetidos a um tratamento agressivo desnecessariamente. 
A parte principal da denúncia: a comunidade médica começa a retirar o apoio à realização sistemática do PSA. Porque continua a ser utilizado? Porque as companhias de drogas lucram com isto.
Há indicações precisas para o uso do teste do PSA, muito mais reduzidas que o uso atual e, portanto, com menor potencial de lucro. Vejam o desabafo:
“I never dreamed that my discovery four decades ago would lead to such a profit-driven public health disaster. The medical community must confront reality and stop the inappropriate use of P.S.A. screening. Doing so would save billions of dollars and rescue millions of men from unnecessary, debilitating treatments.”

3 comentários:

  1. Excelente postagem baseada em evidências. Interessante notar a honestidade do descobridor do PSA. Geralmente os descobridores procuram dar um valor maior aos seus biomarcadores, o que não acontece com Dr. Ablin. Um exemplo a ser seguido.

    ResponderExcluir
  2. Falta de controles apropriados e inexistência de pesquisa clínica séria em Hospitais Universitários podem levar a um gasto incrível como este. O PSA é só uma ponta do iceberg. Se calcularmos tendo como base todos os outros "check up", provavelmente os $$ serão muito mais chocantes.

    André

    ResponderExcluir