sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O escândalo dos relatórios sobre o aquecimento global, conflito de interesse e a liberdade científica


As recentes confirmações que alguns dados de relatórios (de instituições importantes) sobre o aquecimento global continham dados falsos, erros grosseiros, omissões etc, denominado de Climategate, levanta vários aspectos passíveis de discussão. Há uma grande discussão na imprensa sobre a existência do aquecimento global, porém muito menos luz sobre os aspectos éticos do caso e, sobretudo, sobre a ameaça à liberdade científica, exercida neste caso por órgãos ambientalistas e autoridades políticas.
Os último relatório do Painel Intergovernamental sobre o Cambio Climático (IPCC) afirmava que os glaciares do Himalaia se fundiriam em 2035. O próprio IPCC acabou reconhecendo que esta afirmativa não estava correta, os dados eram falsos e havia também erros grosseiros sobre o aumento da temperatura na China. Isto levou, por parte dos opositores às medidas de proteção ao clima, ao questionamento sobre o próprio aquecimento global. Não parece ser o caso. Ainda há um apoio majoritário da comunidade científica aos dados que confirmam o aquecimento global, mesmo excluídos este erros. Não se pode negar, contudo, que a credibilidade dos órgãos como o IPCC ficou seriamente abalada.
Não há dúvida quanto ao dano moral, quando se relembra que o climategate começou com o vazamento de uma e-mensagem, do então diretor do Centro de Investigação do Clima da Universidade de East Anglia, que dizia: “Acabo de completar o truque de Mike na Nature de adicionar a temperatura real a cada uma das séries para os últimos 20 anos, e desde 1961 para as de Keith para ocultar a queda”. 
Há que se considerar também que o início do escândalo provêm de uma correspondência que foi obtida de maneira indevida.
Um ponto a ser discutido é até que ponto as pressões de organizações ambientalistas e de políticos levaram aos comportamentos condenáveis observados no relatório do IPCC. 
Há muito se discute a pressão da indústria farmacêutica em relação à análise e divulgação de dados científicos, agora podemos estar frente a uma situação semelhante, mutatis mutandis, de pressão externa devido a interesses. O próprio presidente do IPCC tem sido questionado em termos éticos, já que o instituto que dirige, na Índia, recebe financiamento de empresas que podem obter lucros com o avanço da tecnologia das energias renováveis. Haveria um conflito de interesse?
O El País e o Guardian, este último tem acompanhado com detalhe o caso, têm feito uma cobertura ampla do climategate.

4 comentários:

  1. Complicadíssimo avaliar esse tipo de coisas. Só me lembra as dúvidas quanto ao alarmismo criado em volta da gripe A.

    ResponderExcluir
  2. Bom fazer uma observação a respeito do significado de 'truque' e de 'queda'. O truque tem o sentido aí de uma técnica engenhosa e não um artifício malicioso. E a queda se refere à queda de temperatura *prevista* usando-se dados dendroclimático - queda em relação à temperatura *medida* com instrumentos. Não há então uma queda de temperatura verdadeira.

    []s,

    Roberto Takata

    ResponderExcluir
  3. É complicado, mas ainda estou dando mais razão ao pesquisador brasileiro que diz que a terra está esfriando. Como não vou viver o suficiente para ver o fim desta discussão...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Para registro veja:
    “Scientists, just like every other trade - bus drivers, lawyers and bricklayers - are a mix. Most are pretty average, a few are geniuses, some are a bit thick, and some dishonest.”
    John Krebs, zoologist and principal of Jesus College, Oxford, takes on those who claim something has ‘gone wrong with science’ in the wake of climate-gate (The Times).

    ResponderExcluir