sábado, 27 de fevereiro de 2010

Quem compra mais? homens ou mulheres?


ResearchBlogging.org
Para mim há pouca dúvida que, em geral, as mulheres compram mais ou, pelo menos, gostam mais de comprar que os homens. Há um prazer na atitude de comprar das mulheres raramente visto nos homens.  Sei que esta visão é compartilhada por muitos, de ambos os sexos. Mas quanto disto é preconceito ou humor e quanto é real? Uma pesquisa sobre diferenças de gênero nas atitudes de compra revelou resultados inesperados. Os dados estão relatados no estudo “Exploring gender differences in online shopping attitude” publicado em 2010 no Computers in Human Behavior (DOI: 10.1016/j.chb.2009.12.012. Bem, talvez não tão surpreendentes assim, se prestarem atenção que o estudo é sobre atitudes em compras online.
Segundo o artigo, os homens são mais inclinados a compras on line que as mulheres. As mulheres têm uma atitude mais positiva para compras convencionais e os homens a têm maior para compras online. 
No nível cognitivo, as mulheres são mais sépticas cépticas sobre compras online, elas temem riscos e ameaças relacionadas com esta modalidade.  No nível afetivo, as mulheres não gostam das compras online devido à falta de interação social.  O design do website também é bastante importante para as mulheres. 
As principais diferenças entre homens e mulheres para compras online são:
  • Os homens gastam mais tempo e dinheiro em compras online;
  • Os homens têm percepção mais favorável do desenho do site, da segurança,  da confiança e satisfação do site;
  • Os homens têm atitudes semelhantes nas compras online ou presenciais, já as mulheres gostam muito menos das compras online;
  • As mulheres preferem a avaliação física dos produtos;
  • Os homens preferem a facilidade da compra enquanto as mulheres valorizam mais a interação social.
Mesmo antes da evidências científicas, os vendedores tinham uma percepção disto. Na venda online, há mais produtos voltados para o público masculino, como como computadores e eletrônicos que produtos mais comprados por mulheres (decoração, roupas e sapatos).
Respondendo a pergunta do título: Depende, presencial ou online? 

Hasan, B. (2010). Exploring gender differences in online shopping attitude Computers in Human Behavior DOI: 10.1016/j.chb.2009.12.012

7 comentários:

  1. Eu discordo, mulher também compra computador e homem também compra sapato. Achei esta categorizacao das preferencias de compra meio enviesada... Um bom site me levaria a comprar qq item... Mesmo pq hoje em dia pegar seu tempo livre pra gastar em shopping e jogar o tempo fora...para mim, pelo menos. Camila, consumidora online assumida.

    ResponderExcluir
  2. No terceiro parágrafo, acho que você quis dizer que as mulheres são mais céticas (ou cépticas) que os homens (e não "sépticas" - que dá margem a uma interpretação bem engraçada, até. Hehe). Artigo interessante.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Camila. Eu prefiro as compras on line. A parte da interação social descrita no texto me dá arrepios!!! Acho essencial a facilidade da compra on line e a possibilidade de evitar os aglomerados de pessoas das lojas físicas. Os comerciantes deviam estar atentos às mulheres adeptas das compras on line. Estão perdendo dinheiro.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Aline. Eu realmente não tenho qualquer informação que as mulheres sejam mais sépticas, em qualquer aspecto, nem só nas compras online.

    ResponderExcluir
  5. Dizem que o casamento é uma espécie de workshop: enquanto um work, o outro shop!

    ResponderExcluir
  6. Bom,
    Desculpem, mas eu vou decepcionar os depoimentos femininos dados até o presente momento. Eu não sou muito do online. Eu sou exatamente como a pesquisa indicou. Nada online, tudo presencial. Por exemplo, comprar sapato, tem que ser presencial; nada como experimentar um sapato antes de comprar. Marilda.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com Marilda, algumas coisas são presenciais. Mas acho que a atitude de comprar ou não online depende muito da intimidade que as pessoas têm com o próprio uso da tecnologia. Conheço homens que não têm confiança em comprar online e isso coincide com o pouco uso do computador e da internet (às vezes até do cartão de crédito, rs). E conheço mulheres assim também (e com esse perfil, acredito que realmente são mais numerosas que os homens). Por outro lado, como a compra de produtos por catálogo (Avon, Natura) se encaixa nessa história de interações sociais ??? ....

    ResponderExcluir